Decidimos reunir algumas dúvidas de gestores sobre a educação 4.0 e o School King. Tentando esclarecer se essa ferramenta é ou não para sua escola.
Qual a vantagem competitiva tem a Escola que usa o sistema de "Gameficação" sobre as que não têm?
Isso é uma pergunta interessante, gamificação por si só, ela não quer dizer gameficação digital, nem que é simplificada, pedagógica, nem inteligente. O que eu quero dizer com isso? É que você pode montar um jogo de tabuleiro com um professor de português, fazer uma brincadeira analógica com os alunos usando palavras em uma das aulas do ano inteiro e dizer que é gameficação, mesmo repetindo o mesmo exercício no ano seguinte, você até fez uma aula que é interessante presencial com os alunos. Só que isso dá um trabalho enorme para criar, fica repetitivo, e tem que ter uma criatividade absurda, às vezes até ter uma formação por parte do professor. E tudo isso tem custo financeiro e de tempo do professor e da escoa. Além das limitações, por exemplo, em um jogo de tabuleiro, geralmente são para quatro pessoas, você vai ter que criar cinco jogos para poder ter vinte alunos jogando, além de ficar uma confusão na sala de aula, pode ser até que o professor não consiga coordenar tudo isso, os alunos ficam agitados, mexem um com outro se levantam, nesse caso foi a gameficação analógica. Muitas escolas professores acreditam que esse é o poder da gameficação, mas não, vai muito, além disso. Se você usa a gameficação tecnológica, você consegue fazer isso de forma inteligente, fácil, automatizada, personalizada e com pouquíssimo trabalho do professor, deixando os alunos mais interessados, porque eles amam essa linguagem e essa dinâmica e os professores menos sobrecarregados dando um leque de novas possibilidades de aulas.
Qual a relevância dessa vantagem, tal que possa ser usada nas divulgações de Marketing Digital das Escolas?
Depende, usar gamificação só como um diferencial, essa escola tem gameficação e a outra não, já é uma jogada muito forte de marketing. Embora geralmente o público não entende muito bem qual é a diferença entre a gameficação analogia e a digital, mas a grande chave e estratégia aqui, na verdade é a gestão escolar 4.0. É você utilizar as vantagens da educação 4.0. E uma das ferramentas de educação 4.0 mais poderosas que nós temos hoje é a GPSI que é: Gamificação pedagógica simplificada inteligente. O que isso faz? gameficação você já viu como que é né? É você despertar o interesse do aluno, dá para fazer com o jogo de tabuleiro, mas como falei tem problemas e limitações. Se você usa a tecnologia, você consegue fazer isso de forma inteligente, ou seja você pega um trabalho, uma atividade que o professor costumava fazer, com muito esforço e você converte em algo que o robô faz de forma automatizada, e o professor fica só coma a parte mais interessante, de gerenciar e criar, você automatiza o trabalho daí vem a palavra inteligente. E por que simplificada? É que qualquer professor sem informação super técnica nenhuma, só com um tema e as perguntas da aula, consegue aplicar a metodologia. Seu professor ganha tempo que é algo valioso. A parte pedagógica é que ela é 100% pensada para alunos dessa geração, então ela pega os elementos que mais funcionam com esse público, despertando curiosidade e interesse, usando elementos mais atualizados como as redes sociais e os jogos eletrônicos dentro da escola, usando a tecnologia de forma inteligente.
Além disso, essa metodologia melhora o desempenho dos alunos e professores e do ponto de vista financeiro, você vai ter aí uma otimização absurda em cada projeto que se faz, cada investimento que você fizer com o intuito pedagógico de diminuir custos e aumentar receitas, vai ser potencializado com essa ferramenta. Traga sua escola para a educação 4.0 usando nossa ferramenta, seus resultados serão o melhor marketing.
Tem alguma experiência prática do que aconteceu com as escolas que já aderiram a essa metodologia (aqui no Brasil)?
Amalia Simonetti - Escola Espaço Vida (cocriadora do Paic) usou dessa metodologia com sucesso.
- Sesi contratou o schoolking e teve ótimos resultados e aumento no interesse dos alunos.
- Nasa Space Apps - 6000 alunos ao redor do mundo mostrando o quanto a gameficação é uma linguagem de educação eficiente.
- Case do professor Glaydson e Professora Marcia que viram alunos antes desinteressados e taxados como "difíceis" mostrarem interessem em aprender e participar ativamente em sala de aula.
Pontualmente, quais são as vantagens que a metodologia insere no contexto tradicional de ensino?
A vantagem da GAMIFICAÇÃO, é basicamente o aproveitamento de um potencial dos seus alunos que antes era visto somente nos jogos, e melhoria do tempo dos professores. Nas escolas em que observamos o School king em ação, geralmente os efeitos são o seguinte:
~> Os "piores" alunos. Acabam demonstrando uma tendência de autodidatismo.
~> A escola não precisa mais ter exclusividade dos melhores professores, pois passa a ter os melhores alunos.
~> Alunos que antes eram bons, acabam se tornando de alto desempenho.
~> Pais dispensam reforço escolar e tornam-se menos inadimplentes.
~> pais satisfeitos com o desempenho do aluno acabam adquirindo novos materiais didáticos para aproveitar o potencial do aluno.
~> A escola pode disponibilizar conteúdo premium dentro do jogo e até personalizações especiais para alunos com o perfil Gamer Pro que desejam levar o jogo-estudo a um nível mais profissional e competitivo.
~> A cultura da "cola" é praticamente eliminada, pois os alunos buscam o mérito nos resultados que atingem nos estudos e ativado pela competição.
~> A cooperação é direcionada para desafios maiores.
~> Premiações pequenas e de baixo custo podem gerar um super engajamento.
Que treinamentos são necessários à equipe interna que produz os conteúdos das aulas?
Os treinamentos podem ser feitos em dois dias, independente do número de professores, porém a gente costuma fazer um acompanhamento dos professores para termos certeza que eles estão utilizando o máximo da ferramenta. Porque são muitas possibilidades, se você usar todas as ferramentas, porém a ferramenta de dia- a- dia, ela é simples, em uma reunião de uma hora com 100 professores, a gente consegue deixar os 100 prontos para utilizar o básico para a sala de aula. Se for do interesse da escola ou do professor aprender mais, existem muitas possibilidades de você usar sala de aula invertida, onde é possível otimizar ao máximo uma aprendizagem do aluno e personalizar ao máximo a experiência dele. Aprender isso leva um pouco mais de tempo e é importante um acompanhamento, mas com dedicação os resultados são incríveis.
Os roteiros dos Games são variados ou uma só versão? Se for uma só, como superar a monotonia da repetição?
Não se torna repetitivo porque na nossa estratégia é fazer uma réplica real utilizando RPG, rede social e metaverso, então não fica monótono porque são muitas possibilidades de combinações e personalização.
Então é uma grande variedade de jogos disponível para personalizar, dependendo da demanda da escola. Se não quiser personalizar jogos com algum intuito especial, temos alguns formatos que funcionam bem e já foram testados. O Schoolking é também uma plataforma de metaverso que tenta reproduzir uma experiência virtual com uma réplica real do mundo, reproduzindo o mercado de trabalho, e o mundo acadêmico, só que como um conjunto de jogos. Nós surgimos justamente para resolver um problema que os jogos educativos antigos nunca resolveram, por serem pontuais, repetitivos e não serem enxergados pelo aluno como entretenimento. Um aluno nunca vai recomendar para outro um jogo educativo qualquer, ele vai recomendar um jogo que para ele é divertido. E nós buscamos no entretenimento os elementos que a gente poderia utilizar para impulsionar o aluno, e usamos isso em nossos jogos trazendo referências dos melhores jogos e redes sociais, até criamos um mundo virtual parecido com o metaverso. Alguns alunos vão nos enxergar como uma rede Social, outros vão enxergar como um RPG, trazemos recompensa visual, sonora, e social. Assim, sempre que os amigos dele tiverem algum progresso nos estudos, dentro do jogo é desbloqueado algum progresso de mapas que é assim que funciona um RPG né mapas, onde ele pode explorar ele ir mais longe, ganhando novos poderes que ele pode utilizar no jogo, e isso é uma possibilidade infinita de interações, com possibilidade do próprio aluno produzir conteúdo dentro do jogo. Então o jogo muda conforme os alunos que estão jogando, assim como o mundo real, deixando eles sempre interessados.
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