Tudo começou com uma pesquisa científica. O Objetivo era identificar o efeito das mecânicas de jogos e redes sociais atuais quando aplicados na tarefa de casa dos alunos. O Resultado da pesquisa não era para ser positivo, já que no mercado não haviam soluções que aplicassem as mesmas técnicas, a ideia era compreender que tipo de mudança promoviam no comportamento.
Quando aplicamos na primeira turma de matemática, perguntamos o que a professora havia observado. E aí veio uma surpresa: "Olha, tem um fato estranho acontecendo. Algo que eu não esperava. Meus alunos começaram a pedir atividades extras de tarefa de casa, em plena aula de matemática. E eu não havia visto isto antes. Nem pensei que isso fosse possível." Após esta descoberta não poderíamos permitir que este protótipo parasse de ser desenvolvido somente como uma pesquisa. Era preciso levar para outras escolas e melhorá-lo a um ponto que qualquer professor, por maior que seja o seu receio com tecnologia, pudesse utilizar de forma simples.
Assim nasceu a startup School King e lado a lado com professores chegamos ao aplicativo que oferecemos para o aluno hoje e à plataforma do professor. Inclusive, hoje temos uma equipe para que o professor consiga aplicar estas técnicas de gamificação e sala de aula invertida como metodologia ativa de ensino com um único esforço de enviar tarefa de casa. Como ele sempre fez.
Então o SK é uma startup de jogos educacionais?
JOGO SIM. ENTRETENIMENTO SIM. EDUCAÇÃO SIM. MAS NÃO SÓ ISSO.
Nós focamos no aluno desestimulado, que parece desinteressado. Porque nós entendemos que para este aluno você pode entregar a melhor escola, o melhor professor, a melhor estrutura, lousa digital, tablet, oculus VR, etc. Assim que a novidade virar rotina, este aluno vai ignorar a aula mais incrível que o professor preparou para responder a uma piada do colega do lado, checar mensagens no seu jogo, ou rede social.
Enquanto o aluno que já é interessado consegue, independente do estímulo, ter um bom desempenho no mundo de hoje mesmo estudando em uma escola que não ofereça as melhores condições. Imagina também as possibilidades desse aluno que aprende até conteúdos e habilidades que a escola desconhece. Por exemplo, o que é preciso para se tornar um youtuber ou tiktoker. Edição de vídeo é algo muito complexo para uma grande parte dos professores, mas é aprendido em tutoriais com péssima qualidade pelo YouTube. Porque o aluno é protagonista nessa disciplina e tem interesse próprio. Essa é a forma como pensamos a tarefa de casa gamificada. Cada item é uma recompensa imediata, visual, sonora e social.
Toda conquista é acumulativa, o personagem do aluno aumenta a sua reputação e os seus colegas ficam sabendo de cada progresso. Todas as características do nativo digital precisam ser compreendidas e aproveitadas a favor do seu interesse e aprendizado, esse é o objetivo do School King, fazer com que todos os alunos virem interessados e possam aprender de forma divertida.
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